Proibição de fogueiras permanece em todo o território paraibano, confirma Sudema-PB

redacao
Por redacao
2 min de leitura

O superintendente da Sudema-PB (Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente na Paraíba), Marcelo Cavalcanti, confirmou em entrevista nesta segunda-feira (17) que o acendimento de fogueiras ainda está proibido em todo o território paraibano.

Segundo Marcelo, a proibição das fogueiras, que foi implementada em 2020 devido à pandemia da Covid-19, continua em vigor por motivos de saúde pública e não ambientais. “Na questão ambiental, temos que observar a legalidade da madeira utilizada. A Sudema, junto com o Batalhão Ambiental, vai fiscalizar, mas as fogueiras hoje ainda são proibidas”, afirmou no programa Arapuan Verdade.

O superintendente destacou que, embora as fogueiras sejam uma preocupação, elas não representam o principal problema durante o período junino. “A poluição sonora é a campeã do desrespeito ao meio ambiente, sendo um dos maiores crimes ambientais no estado”, completou Marcelo.

No início de junho, os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) revogaram, por unanimidade, a lei que proibia o acendimento de fogueiras em espaços urbanos durante as festas de São João no Estado. A proibição, iniciada na pandemia de Covid-19, visava evitar o agravamento de doenças respiratórias devido à fumaça das fogueiras.

Há expectativa de que o governador João Azevêdo vete a liberação de fogueiras durante os festejos juninos, conforme recomendado pela promotora do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, Cláudia Cabral.

NoticiaJA

Compartilhe esta notícia