PF desarticula organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes e crimes contra o patrimônio

redacao
Por redacao
2 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13/6), a Operação Cognati, com o objetivo de combater a lavagem de capitais de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de entorpecentes e crimes contra o patrimônio, com ramificações nos estados da Paraíba, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo.

Segundo o apurado, os membros da organização criminosa movimentaram um valor estimado em R$ 40 milhões, no período de 2018 a 2023, por meio de transferências, compras de bens móveis, semoventes, apartamentos, fazendas, e outros atos, cujos valores são decorrentes dos crimes realizados, de forma a ocultar o patrimônio.

No decorrer da investigação, em 2023, foram apreendidos 500 kg de cocaína no estado de São Paulo, em posse do grupo criminoso. Outros atos de remessa de droga também foram identificados, inclusive para o estado da Paraíba.

Ao todo estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo, além de bloqueio de contas, sequestro de veículos e de imóveis, e apreensão de semoventes.

Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Entorpecentes de Campina Grande, na Paraíba.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, e outros eventualmente praticados no contexto fático.

Não haverá coletiva.                                            

Compartilhe esta notícia