Paraíba terá 44 novos roteiros turísticos em todos os municípios até 2026

Sebrae/PB contratou 21 novos Agentes de Roteiros Turísticos que formatarão passeios com as prefeituras

redacao
Por redacao
3 Leitura mínima

O Sebrae/PB deu início à construção de um novo ranking, o do primeiro estado do Brasil a se tornar 100% turístico até 2026. Na quinta-feira (15), a instituição fez reunião de alinhamento das ações com os 21 novos Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs), que criarão 44 novos roteiros nos 223 municípios. O programa já formatou, em 2024, 26 roteiros de experiências turísticas, integrando 80 municípios da Paraíba e ampliando a oferta nas modalidades de turismo de natureza, cultural, ecoturismo, aventura, lazer e rural.

Roteiro Aventuras nas Serras_Prata/ Foto: Ascom Prata

A reunião foi coordenada pela gestora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, para alinhar a metodologia do ART.

“Nós ajustamos a entrega desses 44 novos roteiros turísticos da Paraíba para o período de maio de 2025 a abril de 2026. A expectativa é que a gestão pública municipal e os empresários dos municípios paraibanos valorizem a parceria do Sebrae e do Governo do Estado, pois a oportunidade é igual para os 223 municípios paraibanos. Eu defendo a tese de que todo município pode ser turístico, quando ele está interligado a outros municípios de um roteiro, com experiências exclusivas, diferenciadas e autênticas”, afirmou.

Regina Amorim também ressaltou que a entrega do resultado da consultoria impacta no fortalecimento da governança regional, que são as Instâncias de Governança Regional (IGRs), do Mapa da Regionalização do Turismo. “Alcançar essa meta é colocar a Paraíba no ranking de primeiro estado do Brasil 100% turístico. Sobre isso, torna-se fundamental atuar nos municípios com o olhar de integração e complementaridade entre eles e enxergar os segmentos da economia criativa, para agregar valor às experiências do turismo nos municípios e regiões”, completou.

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB informou que o investimento para essa etapa de interiorização do turismo é das duas instituições, sem nenhum custo para as prefeituras municipais. Um dos benefícios dessa parceria é a orientação para entrar no Mapa do Turismo e todas as informações sobre a Regionalização do Turismo. As empresas de todos os territórios turísticos também serão orientadas para a inserção no Cadastur e na Gestão dos Negócios, para uma melhoria dos serviços que estarão inseridos nas rotas e roteiros turísticos.

Além do ART, o Sebrae dispõe de uma equipe de consultores com expertises em várias áreas gerenciais para somar com as necessidades dos pequenos negócios nos territórios. Gestão financeira, atendimento a clientes, gestão de meios de hospedagem, gestão de bar e restaurante, planejamento estratégico e marketing são algumas das formações que compõem o cadastro de fornecedores de serviços empresariais do Sebrae.

Compartilhe esta notícia