Mari marca presença no II Encontro Nacional de Gestores da Cultura em João Pessoa

redacao
Por redacao
4 Leitura mínima

O município de Mari está representado no II Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult), que acontece em João Pessoa (PB) entre 23 e 25 de abril de 2025. A delegação da cidade conta com a participação de:

  • Roberta Suênia, Secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Mari;
  • José Eduardo, Gerente de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico;
  • Manoel Batista, Assessor Executivo do Gabinete da Prefeita;
  • Rosinaldo Procópio, Gerente de Planejamento e Orçamento Participativo.

De 23 a 25 de abril de 2025, o Centro de Convenções de João Pessoa (PB) será palco do II Encontro Nacional de Gestores da Cultura, reunindo gestores públicos e privados, pesquisadores, juristas e especialistas de todo o país. Com representantes de todos os estados e mais de 700 municípios já confirmados, o evento consolida-se como o principal espaço de articulação federativa no setor cultural brasileiro.

Sob o tema “Pacto pela Cultura: um novo ciclo das políticas culturais no Brasil”, o encontro busca fortalecer redes de cooperação entre União, estados e municípios, qualificar a gestão pública da cultura e impulsionar a efetivação do Sistema Nacional de Cultura, assegurando o acesso democrático aos recursos e bens culturais em todo o território nacional.

Anfitrião do evento realizado em João Pessoa, o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, destacou o protagonismo que o estado vem tendo ao longo dos anos no setor cultural do Nordeste e do Brasil. 

Ele lembra que a Paraíba responde atualmente pela Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste e agora abre suas portas para receber pessoas de todo o Brasil justamente para discutir as políticas públicas para o setor.

“Para nós da Paraíba é uma honra receber um evento tão importante, reunindo tantas entidades e instituições públicas e privadas, para discutir os rumos do setor cultural brasileiro. Isso mostra o compromisso do nosso estado com a cultura, com a diversidade, com as riquezas imateriais de nossa gente”, destacou Pedro.”

Ao longo da programação, o encontro contará com Diálogos Necessários — painéis de debate sobre temas estratégicos para o setor; Laboratórios de Gestão, voltados à capacitação prática de gestores; Encontros Temáticos, que aprofundam discussões específicas por área de atuação; e Espaços de Articulação, destinados à construção de pactos e redes de cooperação entre os diferentes entes federativos.

Esta é a segunda edição presencial do evento, sucedendo o encontro inaugural realizado em agosto de 2023, em Vitória (ES), que reuniu mais de mil gestores. Desde então, por meio da atuação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, uma série de articulações e programas de formação têm dado suporte técnico aos desafios impostos pela nova legislação cultural — especialmente a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Lei 14.399/2022) e a Lei Paulo Gustavo.

“Essas legislações inauguraram um novo ciclo para a gestão pública da cultura, exigindo maior coordenação, planejamento e pactuação federativa. O II Encontro surge como espaço estratégico para avaliar a implementação das políticas, compartilhar experiências, corrigir rotas e avançar na democratização do acesso à cultura”, destaca Fabrício Noronha, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

O evento é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com co-realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. Patrocínio da Fundação Itaú Parceria do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura. Cooperação da UNESCO. Apoio institucional da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Empreeder Paraíba e do Ministério da Cultura.

Compartilhe esta notícia