programa Opera Paraíba está ofertando nesta semana 480 cirurgias oftalmológicas para a população de Marí e mais 14 municípios do entorno. As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Regional de Itabaiana, unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba, e seguem até esta quinta-feira (10). O programa, criado em 2019 para agilizar o acesso à realização de cirurgias, já contemplou mais de 182 mil paraibanos.
De acordo com a diretora administrativa da unidade, Denize Araújo, estão sendo feitas cerca de 120 cirurgias por dia. “Durante quatro dias temos contemplado, em média, 120 pacientes por dia. Uma iniciativa que certamente vai transformar a vida dessas pessoas, devolvendo autonomia e melhorando a qualidade de vida,” destacou.
A aposentada Maria Paulina, de 79 anos, da cidade de Mari, passou por cirurgia de catarata e pretende voltar a reconhecer as pessoas. “Minha vista estava tão ruim que meu sobrinho passava lá em casa, falava comigo e eu não respondia porque não conseguia ver. Nem linha eu conseguia mais colocar na agulha. Agora, com certeza vai melhorar, é muito,” contou.
Para ter acesso a qualquer cirurgia por meio do programa Opera Paraíba, o usuário precisa ter indicação cirúrgica e se dirigir até a Secretaria de Saúde de seu município, onde será incluído no fluxo. A partir do atendimento com o médico especialista do programa, os pacientes são avaliados e, após estarem aptos, aguardam o contato da unidade para a realização da cirurgia.