Rota da Sociobiodiversidade de Mari recebe visita técnica da Embrapa e fortalece parcerias institucionais

A comitiva iniciou o percurso com um almoço no Bistrô da Terra, localizado no Assentamento Tiradentes, onde o grupo de mulheres Assentadas da Reforma Agrária “Sementes da Terra” apresentou pratos à base de mandioca, e comidas regional.

redacao
Por redacao
4 Leitura mínima

A Rota da Sociobiodiversidade – Saberes e Sabores, localizada no município de Mari, Zona da Mata paraibana, recebeu nesta terça feira (08 de abril) a visita técnica da Embrapa Alimentos e Territórios. A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os potenciais produtivos, culturais e turísticos da região, além de fortalecer os laços com os diversos parceiros institucionais que contribuem para o desenvolvimento dessa iniciativa.

A comitiva iniciou o percurso com um almoço no Bistrô da Terra, localizado no Assentamento Tiradentes, onde o grupo de mulheres Assentadas da Reforma Agrária “Sementes da Terra” apresentou pratos à base de mandioca, e comidas regional. O roteiro seguiu para Casa de Farinha cujo espaço demonstra o processo artesanal de produção de farinha de mandioca, destacando sua importância na economia local, seguindo para Flora Tiradentes onde se produz flores ornamentais e nativas, cactos e suculentas. Em seguida a comitiva se dirigiu ao Sitio Mandi, onde se produz a Cerveja Artesanal e conhecida pela produção de delícias como tapiocas coloridas, bolinhos de goma e pé de moleque na folha de bananeira, todos produzidos no forno de lenha e a produção de ovos de capoeira como é conhecido regionalmente.

A visita foi finalizada no espaço conhecido como Savana Garden, localizada no Assentamento Zumbi dos Palmares, onde se destaca pela produção de pitaia, goiaba além da fabricação artesanal de geleias e refrigerantes de pitaia, mostrando a diversidade e o potencial da agricultura familiar local.

Participaram da comitiva os analistas da Embrapa Alimentos e Territórios, Aluísio Goulart e Renata Silva; o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Ricardo Elesbão Alves; e o pesquisador João Gomes. A visita também contou com a presença de Acassio Barra (chefe de gabinete da Prefeitura de Mari), Roberta Suênia (secretária municipal de Cultura e Turismo), Adelaido de Araújo Pereira (presidente da Associação Nossa Senhora de Fátima), Olga (assentada e empreendedora) e Adriana Gonçalves Ferreira (Responsável pelas mídias digitais do Roteiro Turístico).

A Rota da Sociobiodiversidade é fruto da articulação entre diversos parceiros: Prefeitura Municipal de Mari, UFPB, SEBRAE, SENAR, SDH da Paraíba, COOPERVARZEA, Associação Nossa Senhora de Fátima, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mari e Embrapa Alimentos e Territórios. Essa aliança interinstitucional tem sido essencial para estruturar, fortalecer e divulgar o potencial do turismo rural no município. Mais do que um roteiro turístico, a Rota representa uma estratégia de desenvolvimento local sustentável. Ela valoriza o saber popular, impulsiona o empreendedorismo rural, cria oportunidades de geração de renda e promove o protagonismo das mulheres e das comunidades assentadas e rurais. Para Mari, cidade marcada pela força da agricultura familiar, o turismo de base comunitária é uma via promissora de inclusão e fortalecimento econômico.

A Prefeitura de Mari tem sido uma parceira fundamental nesse processo, contribuindo com o que for necessário para valorização da cultura local e incentivando o turismo. A presença da Embrapa e de outras instituições reforça a importância estratégica da Rota, que vem ganhando destaque no cenário estadual como um modelo de integração entre produção, cultura e preservação ambiental.

Com o avanço das parcerias e a divulgação da rota, Mari entra no roteiro do turismo rural sustentável, conectando os visitantes aos sabores, saberes e histórias que florescem no interior paraibano.


CODECOM

Compartilhe esta notícia