A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, nos dias 2, 3, 4 e 6 de abril, mais uma fase da Operação Duas Rodas, desta vez, em João Pessoa, capital paraibana. A Operação foi realizada em pontos estratégicos das rodovias BR 101 e 230, devido aos índices de sinistros de trânsito envolvendo ciclomotores
A presença constante do policiamento na região serve como um inibidor para os motociclistas, que passam a adotar comportamentos mais prudentes e respeitosos às leis de trânsito. Isso não só contribui para a diminuição do número de sinistros, mas também para a redução da severidade deles, resultando em menos óbitos e feridos graves.
FISCALIZAÇÃO
Durante todo o período da Operação, foram fiscalizados 224 veículos e 274 pessoas. Foram realizados 108 testes de alcoolemia. Ao todo, foram lavrados 569 autos de infração por condutas especificadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os trabalhos resultaram em 69 veículos recolhidos por diversas irregularidades e um total de 66 documentos também foram retidos.
CRIMINALIDADE
As ações de combate ao crime também foram intensificadas. Ao todo, quatro pessoas foram detidas por crimes diversos. Sendo três delas por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano. A quarta pessoa foi detida por entregar veículo a pessoa que não esteja habilitada, ou que não tenham condições de dirigir.
OPERAÇÃO DUAS RODAS
A Operação Duas Rodas, focada em uma região, tem se mostrado uma aliada poderosa na promoção da segurança viária e na redução da violência no trânsito, com a capacidade de inibir infrações, atestar o uso correto dos equipamentos obrigatórios, tais como lanternas, retrovisores e capacete de segurança, assim como coibir ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade e uso de álcool associado à condução, inibindo comportamentos de risco que podem resultar em sinistros graves.
A atuação da PRF transcende a mera aplicação de penalidades, desempenhando um papel fundamental na educação e sensibilização da sociedade acerca da necessidade de observar rigorosamente as normas que regem o trânsito, visando a promoção de um ambiente viário mais seguro e responsável para todos. A maioria dos sinistros de trânsito decorre da falha humana, ou seja, poderia ter sido evitado. Nesse contexto, a fiscalização contínua atuando como um importante alerta, reforçando que a segurança viária é um dever compartilhado por cada indivíduo.