Operação Outside: PF, CGU e MPF deflagram 2ª fase de investigação por fraude em obra pública em Patos

redacao
Por redacao
2 Leitura mínima

Nesta quinta-feira (3), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deram início à segunda fase da Operação Outside, no estado da Paraíba. A ação investiga indícios de fraude em licitação e desvio de recursos públicos repassados a um município paraibano para a execução de uma obra.

Andamento das investigações

As apurações começaram após análise de documentos relacionados à contratação da empresa responsável pela obra. Na primeira fase da operação, deflagrada em 12 de setembro de 2024, fiscalizações da CGU e da PF confirmaram irregularidades.

Com a coleta de novas provas, a investigação avançou, identificando a participação de outros agentes nos esquemas suspeitos. Agora, a 2ª fase busca:

  • Aprofundar as investigações sobre possível atuação ilícita de um investigado que, usando sua influência na administração pública, teria beneficiado a empresa contratada.
  • Recuperar ao erário os valores pagos indevidamente, que totalizam R$ 6.033.031,26 (após aditivos no contrato).
  • Apurar responsabilidades de todos os envolvidos.

Impacto nos municípios paraibanos

A Paraíba, especialmente no sertão, necessita de investimentos em obras de mobilidade urbana. O desvio desses recursos prejudica diretamente a população, que deixa de receber melhorias essenciais.

Diligências em andamento

Nesta etapa, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, emitidos pela 14ª Vara da Justiça Federal em Patos (PB), cidade onde as ações estão concentradas. O trabalho conta com:

  • Auditores da CGU
  • Policiais federais

Como denunciar irregularidades

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), disponibiliza o canal Fala.BR para receber denúncias. É possível enviar informações de forma anônima, selecionando a opção “Não identificado” no formulário eletrônico.

Compartilhe esta notícia