Baía da Traição será contemplada com 50 moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural

redacao
Por redacao
2 Leitura mínima

O Ministério das Cidades autorizou a contratação de 1.202 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, distribuídas entre as modalidades Rural e Urbana, em três estados: Rio Grande do Sul, Goiás e Paraíba. A iniciativa deve beneficiar cerca de 4,8 mil pessoas, realizando o sonho da casa própria. A notícia foi publicada na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial da União.

Dentre os municípios contemplados, destaca-se Baía da Traição, na Paraíba, que receberá 50 novas moradias na modalidade Rural do programa. Essa modalidade é voltada para agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, com projetos arquitetônicos adaptados às necessidades da vida no campo. A região Nordeste, onde Baía da Traição está localizada, teve 174,7 mil unidades habitacionais selecionadas entre 2023 e 2025.

No RS, a capital Porto Alegre contará com 768 novos lares no Residencial Maias 1, enquadrado na modalidade Urbana. O investimento é de R$ 153,6 milhões, via Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As residências fazem parte das 42,6 mil unidades habitacionais selecionadas no Sul do país desde 2023.  

Ainda na modalidade Urbana, o município de Planaltina, em Goiás, terá 384 novas moradias, divididas pelos residenciais Netanya 1 (112), Netanya 2 (160) e Netanya 3 (112). O investimento total, via FAR, é de R$ 59,5 milhões. No Centro-Oeste, 26 mil unidades habitacionais foram selecionadas a partir da retomada do Minha Casa, Minha Vida. 

O processo de contratação das moradias envolve etapas como apresentação de propostas, análise técnica e jurídica pela Caixa Econômica Federal, e autorização final pelo Ministério das Cidades. As unidades devem atender a requisitos mínimos de infraestrutura e inserção urbana.

Para mais informações, as Portarias MCid Nº 238 (MCMV-Rural) e Nº 239 (MCMV-FAR) estão disponíveis no Diário Oficial da União.

Compartilhe esta notícia