Receita Federal combate venda de produtos falsificados em João Pessoa

redacao
Por redacao
2 Leitura mínima

Nesta quinta-feira (20/02), a Receita Federal deflagrou a Operação Porta do Sol no centro de João Pessoa, na Paraíba. A ação tem como objetivo combater a comercialização de produtos falsificados, como eletrônicos, acessórios de celulares, roupas e calçados, que movimentam um mercado ilegal e prejudicam a economia nacional. O valor estimado dos produtos irregulares apreendidos chega a R$ 2 milhões.

A operação, que conta com a participação de 20 servidores da Receita Federal e 10 policiais militares, além de escritórios de advocacia que representam as marcas afetadas, mira quatro lojas na região central da cidade. O auditor Gustavo Medeiros destacou que o objetivo é coibir a concorrência desleal, proteger a economia nacional e garantir a segurança dos consumidores, que muitas vezes adquirem produtos de baixa qualidade sem saber de sua origem irregular.

O nome da operação, Porta do Sol, faz referência à cidade de João Pessoa, conhecida por ser o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro no continente. A escolha do nome simboliza a luz que a ação busca trazer ao combate às práticas ilegais no comércio local.

Até o momento, duas lojas de produtos importados, localizadas próximas ao Shopping Terceirão, já foram fiscalizadas. Ainda não há informações detalhadas sobre o total de lojas visitadas ou a quantidade de produtos apreendidos. Inicialmente, havia a informação de que a Polícia Federal participaria da operação, mas a assessoria de comunicação da PF informou que não integrou a ação.

Compartilhe esta notícia