No último sábado (15), o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em visita a Sapé, na Paraíba, anunciou uma conquista histórica para a reforma agrária: a desapropriação da Fazenda Antas, um símbolo de resistência e luta camponesa. A área de 130 hectares será transformada no Assentamento Elizabeth Teixeira, homenageando a icônica líder das Ligas e Lutas Camponesas, Elizabeth Teixeira, que, aos 100 anos, segue inspirando gerações em sua luta por justiça social e dignidade no campo.
Durante a visita, acompanhados do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), César Aldrighi, o Ministro Teixeira destacou o impacto positivo que essa ação terá para dezenas de famílias de trabalhadores rurais da região.
Além do anúncio da desapropriação, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também reforçou o apoio à agricultura familiar na Paraíba. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, o MDA garantiu a compra de 514 toneladas de alimentos de cooperativas e associações de agricultores familiares da Paraíba. Esta ação é resultado de uma parceria entre o MDA, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por meio de um programa de compra com doação simultânea.
A visita ainda contemplou a entrega de sistemas de irrigação movidos a energia solar para 100 famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade no estado. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o MDA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visa fortalecer a agricultura familiar por meio da utilização de tecnologias sustentáveis, contribuindo para o aumento da produtividade e resiliência dos agricultores.
No Festival da Memória Camponesa, o Ministro Paulo Teixeira reafirmou o compromisso do Governo Federal de assentar 30 mil novas famílias até o final de 2025, com a meta de alcançar 60 mil assentamentos até 2026. Ao todo, 326 mil famílias serão incorporadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária, garantindo a continuidade da luta pela justiça social no campo e o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.