MDS participa de cerimônia em homenagem ao centenário da líder camponesa Elizabeth Teixeira, na Paraíba

redacao
Por redacao
2 Leitura mínima

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), acompanhou o início das celebrações em homenagem ao centenário de Elizabeth Teixeira, histórica líder camponesa paraibana, que celebrou 100 anos de vida nesta quinta-feira (13.02), e está sendo homenageada no Festival da Memória Camponesa, em Sapé, na Paraíba.

No primeiro dia das festividades, o evento foi marcado pela presença de seus familiares, incluindo filhos, netos, bisnetos e tataranetos, que participaram deste significativo reencontro. Também estiveram presentes representantes dos governos federal, estadual e municipal, que prestigiaram a ocasião.
Movimentos sociais do campo e urbano e professores da Universidade Federal da Paraíba também participaram deste encontro.

A chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS, Jéssica Leite, considera que Elizabeth Teixeira é, indiscutivelmente, um ícone na luta camponesa. “Após o assassinato do seu companheiro Jose Pedro Teixeira, em 1962 assumiu a liderança das Ligas Camponesas e, ao longo de sua vida, enfrentou inúmeras adversidades, incluindo a violência e a separação de seus filhos”, conta.

Leite esteve presente na cerimônia, representando o MDS, e destacou que a história do Brasil não pode ser dissociada da trajetória de Elizabeth Teixeira, especialmente quando se fala da reforma agrária. “Como ela mesma dizia: “A terra é reforma agrária!”. Para Elizabeth, essa afirmação é a busca por condições dignas de vida para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, responsáveis por produzir 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira”, explica.

Para Leite, as políticas implementadas pelo MDS têm como objetivo fortalecer e promover a dignidade das famílias que vivem e trabalham no campo. “Nesse contexto, é fundamental continuar ampliando e aprimorando ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as cisternas e o Fomento Rural, que são essenciais para a melhoria das condições de vida no meio rural”, enfatiza.

Confira a programação do evento que vai até sábado (15.02)

Compartilhe esta notícia