Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que um raio atinge um avião no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior do país.
O incidente ocorreu durante uma tempestade na tarde desta sexta-feira, 24, quando o modelo Airbus A350-1000, da companhia British Airways, estava estacionado no pátio, ainda sem passageiros.
A aeronave deveria realizar o voo BA-246 com destino ao Aeroporto de Heathrow, em Londres. Depois do impacto, o avião passou por uma inspeção completa, que resultou em um atraso de 6h30 na decolagem.
Incidente com avião é ‘relativamente comum‘
Apesar do susto, a incidência de raios em aviões comerciais é “relativamente comum”, conforme apontou o Aeroin. Aeronaves como a da British Airways são projetadas para enfrentar esses eventos e dissipar rapidamente a carga elétrica.
Ongoing ! A spectacular catch of a lightning strike on the vertical stabilizer upper part of a British Airways Airbus A350-1041 aircraft aircraft (G-XWBE) at the Sao Paulo Guarulhos International Airport (GRU) on 24 January.
Aircraft with a scheduled departure of 4:20 PM local… pic.twitter.com/97A9b0pua7
— FL360aero (@fl360aero) January 25, 2025
A fuselagem metálica dos aviões atua como uma “Gaiola de Faraday“, distribuindo a energia pela superfície externa e minimizando os efeitos no interior.
Os motores e sistemas elétricos das aeronaves também possuem proteções específicas contra impactos elétricos. Componentes especialmente projetados evitam que a eletricidade comprometa partes vulneráveis, como sistemas de navegação e comunicação.
O protocolo seguido depois do incidente incluiu uma inspeção rigorosa por equipes de manutenção. Os técnicos avaliaram motores, comunicações e outros sistemas da aeronave antes de liberá-la para voltar às operações.
Revista Oeste