O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos durante a administração de Donald Trump chega nesta sexta-feira (24) em Minas Gerais. Segundo apurado pelo SBT News, 88 brasileiros em situação imigratória irregular estão a bordo do avião, previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, às 20h.
Questionado pelo SBT News, o Itamaraty confirmou a repatriação dos brasileiros, mas afirmou se tratar de um acordo bilateral Brasil-EUA que existe desde 2017, na primeira gestão do republicano. O Ministério das Relações Exteriores também disse que esse é o segundo voo com brasileiros deportados neste ano — o primeiro aconteceu no início de janeiro, antes da posse de Trump.
Promessa de campanha de Donald Trump, a deportação em massa de imigrantes ilegais já começou. Segundo a secretária de imprensa do governo, Karoline Leavitt, os primeiros voos deixaram os Estados Unidos nesta sexta-feira (24).
Em publicação no X, antigo Twitter, Leavitt afirmou que 538 “imigrantes ilegais criminosos” foram presos desde a posse do republicano, na última segunda-feira (20). A Casa Branca não divulgou uma lista dos nomes, mas afirmou que, entre eles, estão um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e “vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores”.
O Itamaraty não confirma se os brasileiros deportados fazem parte desse grupo anunciado pela administração dos EUA nesta sexta-feira (24) nem se estão envolvidos com algum tipo de crime.
SBTNEWS