O prefeito de Curral de Cima, Adjamir Souza, anunciou nesta quarta-feira, 10 de janeiro, o cancelamento da tradicional Festa de São Sebastião, que aconteceria no distrito de Estacada, como medida diante da grave crise hídrica que atinge o município. A decisão foi comunicada nas redes sociais do gestor, que explicou a situação crítica enfrentada pela cidade.
“Fala meus queridos amigos e minhas queridas amigas, estamos reunidos aqui na prefeitura, os vereadores, os secretários para que a gente possa discutir a dificuldade que a gente recebeu no município de Curral de Cima. Uma calamidade financeira, uma calamidade administrativa, uma calamidade em relação aos recursos hídricos”, declarou o prefeito, enfatizando a gravidade da situação. Ele também ressaltou que, após uma reunião com vereadores e secretários, o consenso foi o de suspender a festa, uma vez que não seria viável realizar o evento diante das condições emergenciais do município.
A crise hídrica é uma das maiores preocupações da atual gestão, e a prefeitura já tomou medidas emergenciais para atender a população. Foram enviados dois caminhões-pipa que estão levando água até as residências de famílias afetadas pela falta de abastecimento. Além disso, a administração tem realizado manutenções nos poços artesianos, com a substituição de bombas e limpeza das estruturas, a fim de melhorar a eficiência do fornecimento e a qualidade da água.
“Nosso manancial secou, os poços precisando de manutenção e grande parte da população com dificuldade para ter acesso a água de qualidade. Já estamos consertando poços e disponibilizando carros-pipa”, afirmou o prefeito.
Adjamir Souza também mencionou em suas publicações que, para enfrentar a crise, a gestão decretou situação de emergência por 180 dias e optou por redirecionar os recursos destinados à festa para ações de abastecimento de água. O prefeito pediu a compreensão da população diante da suspensão do evento e garantiu que o foco da administração está em priorizar o bem-estar da comunidade, com a esperança de que, em breve, a situação seja regularizada.
“Administrar é tomar decisões que visem o melhor para as pessoas e não tenho dúvida que nesse momento essa atitude é a mais prudente. Vamos priorizar o bem-estar e qualidade de vida das pessoas e, com a graça de Deus, a compreensão de vocês e muito trabalho, vamos atravessar esse momento. Ano que vem, faremos um evento memorável em Estacada”, finalizou o prefeito Adjamir Souza.
Com o apoio dos vereadores e secretários, o prefeito já solicitou à presidente da Câmara Municipal, Carla Fernandes, que convoque uma sessão extraordinária para a criação da Defesa Civil Municipal, com o objetivo de buscar apoio do Governo Estadual e Federal na resolução do problema hídrico que afeta o município.