Em Marí: Avanços e desafios na saúde: Secretária Dra. Virgínia Cavalcante destaca projetos e melhorias no programa ‘Município em Pauta’

redacao
Por redacao
5 Leitura mínima

a edição do programa “Município em Pauta” desta sexta-feira, dia 24, a Secretária de Saúde, Dra. Virgínia Cavalcante, e seu adjunto, Reinaldo (Rei), abordarão os avanços e desafios na saúde pública de nosso município. Dra. Virgínia deu início falando sobre o evento realizado na comunidade rural de Taumatá em alusão ao Outubro Rosa, que contou com grande participação das mulheres locais. A ação foi dedicada à prevenção e ao cuidado da saúde feminina, oferecendo serviços essenciais e reforçando a importância do autocuidado. Além de prevenir o câncer de mama e de útero, a secretária ressaltou o suporte ao bem-estar psicológico das mulheres.

- Publicidade -
Ad image

A discussão também destacou as melhorias para o Hospital Sagrado Coração de Jesus. “Quando pensamos no projeto do hospital, nosso objetivo foi a humanização, não apenas uma estrutura hospitalar,” enfatizou Virgínia. A equipe atual conta com três médicos — sendo dois clínicos gerais e um pediatra, exclusivo para atender a população infantil e adolescentes —, cinco enfermeiros em regime de plantão 24 horas, cinco técnicos de enfermagem dois nutricionistas e fisioterapeutas.

Em novembro, o hospital também terá assistentes sociais. “Temos internações e atendimentos clínicos, mas ainda há muito a ser feito. Se conseguirmos alcançar 80% das nossas metas, já me sentirei satisfeita,” completou. Ela também comentou sobre os questionamentos a respeito do status do hospital como unidade de saúde ou Policlínica. Com respaldo dos órgãos de controle e apoio do governador João Azevedo, a secretária confirmou que o local é reconhecido como um hospital. Quanto à estrutura, Virgínia destacou que o bloco cirúrgico está em fase de estudo e planejamento, sendo o próximo foco para ampliação dos serviços e contratação de novos profissionais. Ela também esclareceu que o prédio da antiga Policlínica continua funcionando com o serviço de laboratório e que o atendimento de urgência e emergência foi migrado para o hospital. A proposta é transformar o local em uma verdadeira Policlínica, aproveitando o corpo de especialistas e, futuramente, ofertando os serviços do CEAS.

Dra. Virgínia destacou ainda a recente inauguração do posto-âncora na comunidade de Lagoa do Félix e compartilhou que pretende expandir os serviços de saúde para as áreas rurais, incluindo o serviço de ultrassom possivelmente a partir de novembro, facilitando o acesso à saúde dos moradores. A frota de ambulâncias, atualmente com cinco veículos e motoristas em regime de plantão 24 horas, também foi destacada.

Durante o programa, a Secretária de Saúde, Dra. Virgínia Cavalcante, também comentou sobre o “Castra Móvel”, veículo destinado ao controle populacional de animais por meio da castração, que atenderá diversas comunidades. Segundo ela, na última quinta-feira, a empresa Euro, do Paraná, responsável pela adaptação do veículo, informou que não conseguiria entregá-lo no prazo previsto. A empresa alegou dificuldades na aquisição de peças essenciais, muitas das quais vêm do Rio Grande do Sul e foram perdidas em desastres ecológicos provocados pelas chuvas recentes.

Diante da situação, foi solicitado pela a empresa um prazo adicional de 30 dias para a entrega do Castra Móvel. A secretaria, no entanto, concedeu 20 dias e espera que o novo prazo seja cumprido, possibilitando que o serviço comece o quanto antes. Ela reforçou que o recurso financeiro já está disponível em caixa para o pagamento, aguardando apenas a entrega do veículo pela empresa.

Para finalizar, Reinaldo compartilhou algumas agendas futuras da secretária Virgínia voltadas para a melhoria da saúde no município. E ficou acordado que ambos retornarão ao programa em breve para detalhar a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, campanhas de conscientização e prevenção essenciais que serão promovidas pela Secretaria de Saúde.

Compartilhe esta notícia