Em uma cerimônia solene marcada para o dia 14 de dezembro, o Secretário de Cultura do município de Mari, Prof. Esp. José Eduardo, mais conhecido como Dudu Trombone, será empossado como membro da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC). A professora Maria das Neves de Paula Arruda, popularmente chamada de Dona Dirinha, será a patronesse da cerimônia. Além de José Eduardo, também serão empossados os marienses Ricardo Alves e o Prof. Edmilson Trindade, reforçando a presença cultural da cidade de Mari na região.
Natural de Mari, na Paraíba, José Eduardo iniciou sua jornada na música em 1999, como integrante da banda de música da cidade, onde atuou por quase dez anos. Sua dedicação e talento o impulsionaram a cursar Bacharelado em Trombone pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornando-se o primeiro mariense a se graduar em Música. Posteriormente, obteve sua segunda graduação, em Licenciatura em Música, pelo Instituto Zayn, e concluiu uma pós-graduação em Psicomotricidade e Educação Especial, também pelo mesmo instituto.
O currículo de José Eduardo como trombonista é extenso e inclui sua participação em diversas bandas e grupos musicais de renome, como a Banda Municipal de Mari, Experimental Jazz Band, Quarteto Trombombando, Orquestra de Metais e Percussão do Estado da Paraíba, entre outros. Além de sua trajetória como músico, ele também é professor de música da rede estadual de ensino, lecionando desde 2014 na ECIT José Paulo de França. Atualmente, ele desempenha o cargo de secretário de Cultura e Esporte de Mari.
A entrada de José Eduardo, Ricardo Alves e Edmilson Trindade na ASLAC é um marco para a cultura de Mari. A presença desses marienses na academia reforça o impacto positivo da educação, do esforço coletivo e dos sonhos de uma comunidade dedicada à cultura. “A educação, as lutas e os sonhos de uma sociedade construídos pelas mãos do povo colhem bons frutos”, afirmou José Eduardo.
Com informações Jornal Mariense Sim senhor