Nesta segunda-feira (14) o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, recebeu uma visita de cortesia da cônsul-geral da Argentina, Julieta Grande. A iniciativa partiu do próprio Consulado e teve como objetivo principal oferecer a proposta de ampliação do programa Conexão Mundo para a Argentina no próximo ano. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), já é responsável pelo embarque de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino para o Chile, Espanha, Reino Unido e China, por meio do edital de 2024-2025.
A cônsul destacou a motivação para a visita e elogiou o trabalho do Governo do Estado na geração de oportunidades para os estudantes realizarem intercâmbio. “É um dia muito especial pra nós, que estamos na Paraíba iniciando essa agenda com a Secretaria de Educação. Já conhecemos o programa Conexão Mundo, estamos encantados com a realização desse projeto, então trouxemos uma proposta para apresentar ao secretário de Educação, para que a Argentina possa também participar, proporcionando o intercâmbio para estudantes e também professores do Estado. O Consulado trouxe também representantes da Associação de Centro de Idiomas da Argentina, que reúne as principais instituições que ensinam Espanhol para estrangeiros, justamente para apresentar essa proposta de parceria”, explicou Julieta Grande, cônsul-geral da Argentina.
O secretário Wilson Filho designou um grupo focal para analisar a proposta do Consulado e destacou a importância de uma parceria como essa para o programa. “Vamos analisar a proposta de vocês com muito carinho, mas desde já agradeço em nome do Governo do Estado a visita de vocês a nossa Secretaria. O programa Conexão Mundo é uma iniciativa que mobiliza um grande time da Secretaria e é uma iniciativa macro, porque vai muito além da logística, tudo é realizado pensando no viés pedagógico, no aprendizado que os estudantes têm fora do nosso país e também os professores, por meio do Conexão Mundo Professor. Somos muito gratos pelo interesse do Consulado Argentino em integrar esse projeto tão importante para a Paraíba”, ressaltou.
Durante a visita da cônsul-geral da Argentina a Secretaria de Educação, ela esteve acompanhada de Marcelo García, presidente da Associação de Centros de Idiomas da Argentina; Andréa Rizzotti, coordenadora do Programa de Educação Internacional da Área de Estudos Latinoamericanos na Argentina; Eduardo Trucco, diretor do SET Idiomas; e Silvina Morales, coordenadora acadêmica do SET Idiomas. Além do secretário Wilson Filho, eles também foram recepcionados pelo secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; pela chefe de gabinete Lígia Fernandes; pela equipe do programa Conexão Mundo e pela Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação da pasta.
politicaetc