Alguns usuários da rede X conseguiram acessar a rede social nesta quarta-feira (18 de setembro), 19 dias após a suspensão no Brasil por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
“ESTAMOS DE VOLTA! Estávamos morrendo de saudades de vocês e, ao que parece, é hora de voltar”, comemorou um usuário.
Apesar da euforia, não foi todo mundo que conseguiu ter acesso ao Twitter e, oficialmente, a rede de Elon Musk continua bloqueada no país.
Em nota enviada ao portal O TEMPO, o Supremo Tribunal Federal afirmou que uma instabilidade permitiu o acesso de algumas contas:
“O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes“, diz comunicado.
A Anatel também informou que “Não houve alteração da decisão” e que eles estão “verificando os casos informados”.
Usuários do X afirmam que conseguiram entrar na rede pelo aplicativo no celular. No navegador, o acesso continua negado. Também há relatos de internautas que entraram na rede, mas, em poucos minutos, foram desconectados.
Relembre suspensão no Brasil
A rede X foi bloqueada em todo o Brasil no dia 30 de agosto, após um embate entre o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o dono da plataforma, Elon Musk. No dia 31 de agosto, a rede caiu em todo o território nacional.
Na ocasião, Moraes determinou que Musk cumprisse ordens judiciais, pagasse multas e apresentasse um representante legal da rede no país, o que não foi cumprido no prazo determinado e resultou no bloqueio.
No início do ano, Alexandre também tinha pedido a suspensão de algumas contas na rede X, solicitação que foi contestada pelo dono da rede social.
Elon Musk classificou a decisão do STF brasileiro como “censura”:
“Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil. Simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos. Dentre esses opositores estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros”, dizia o texto em agosto.
Veja memes:
O Tempo