A apresentação de um documento oficial com foto na seção eleitoral é obrigatória. Para votar nas Eleições de 2024 é necessário ficar atento em quais documentos levar na hora da votação, para não ter dor de cabeça e garantir sua participação no pleito.
Confira a documentação necessária para votar nas Eleições 2024 – Foto: Internet/Reprodução/ND
Fique por dentro deste e de outros temas das Eleições 2024, aqui, no Portal RotaPB. Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes dos eleitores!
Por que conhecer os documentos necessários para votar nas Eleições 2024?
As normas eleitorais exigem que os eleitores se identifiquem antes de votar para garantir a integridade do processo eleitoral. Isso agiliza o processo de identificação na seção eleitoral e ajuda a reduzir o tempo de espera nas filas.
Um documento oficial com foto ajuda os mesários a confirmarem a identidade de cada eleitor de forma rápida e precisa.
Documentos aceitos nas Eleições 2024
De acordo com a Justiça Eleitoral, os documentos aceitos são:
- RG (carteira de identidade);
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Perdi meu título de eleitor. Posso votar?
Sim. Mesmo que o eleitor tenha perdido seu título, ainda é possível votar desde que possua outro documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), passaporte ou carteira de trabalho – que são os mais comuns.
A apresentação desses documentos, garante que os eleitores não sejam impedidos de votar devido à perda ou extravio do título de eleitor. Isso não apenas cumpre as normas eleitorais, mas também torna o processo de votação mais ágil e eficiente para todos.
Como obter segunda via do título de eleitor
Caso o eleitor tenha perdido ou extraviado seu título e precise tirar a segunda via do documento, saiba que ele pode ser impresso sem sair de casa diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral.
A emissão é rápida e a impressão poderá ser feita na hora. Basta clicar na aba “Serviços Eleitorais” e em seguida em “Autoatendimento Eleitoral”.
Autoatendimento eleitoral na página do TSE – Foto: TSE/Reprodução/ND
Ao selecionar a opção “Imprimir Título Eleitoral”, o eleitor será direcionado para uma página onde deverá preencher as seguintes informações:
- Número do título;
- CPF ou nome;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe e do pai.
Área de autenticação de segunda via do título de eleitor – Foto: TSE/Reprodução/ND
Feito isso, basta clicar em “entrar” e a segunda via do seu Título de Eleitor está pronto para impressão. Caso prefira, é possível baixar em PDF, no seu computador ou celular.
Vale lembrar que cada título de eleitor possui um QR Code – o que caracteriza o documento como oficial.
Faça o download do Título Eleitoral em arquivo PDF – Foto: TSE/Reprodução/ND
Outra opção é fazer o download do aplicativo e-Título em seu tablet ou smartphone nas plataformas Android e IOS. Nele, o eleitor terá a versão digital do título de eleitor, onde também tem a opção de impressão do documento.
Basta acessar o aplicativo, clicar em “Mais Opções” na barra inferior à direita, e em seguida, acessar “Imprimir Título Eleitoral”.
E-Título funciona como a versão digital do Título de Eleitor – Foto: TSE/Reprodução/ND
Passo a passo: consulta de zona e local de votação
Segundo o TSE, há três formas para o eleitor descobrir o seu local de votação:
Consultando o site do Tribunal Superior EleitoralConsulta de local de votação pelo Autoatendimento EleitoralPelo aplicativo e-Título no seu celular
Instruções para apresentação dos documentos na seção eleitoral
Verifique a legibilidade
Certifique se o documento que você está levando está legível e em boas condições. Verifique se todas as informações, especialmente sua foto e seu nome, estejam claras e legíveis.
Escolha um documento oficial com foto
Escolha um documento oficial válido que contenha sua foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.
Tenha o documento em mãos
Ao chegar à seção eleitoral, tenha seu documento oficial com foto em mãos e pronto para apresentar aos mesários.
Respeite as instruções dos mesários
Siga as instruções dos mesários da seção eleitoral. Eles estão lá para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma ordenada e tranquila. Em caso de dúvidas ou instrução específica, não hesite em perguntar.
É importante separar com antecedência os documentos necessários para votar nas Eleições de 2024. Não deixe para a última hora.
Garanta uma votação tranquila e sem contratempos, assegurando que você tenha os documentos corretos em mãos no dia da eleição.
ND+