Em reunião com a prefeitura de Sapé, nesta sexta-feira (13), o IFPB definiu os primeiros cursos a serem ofertados a partir de 2025 no novo campus. O encontro com secretários municipais marcou o início da segunda fase do processo de implantação da unidade na cidade.
Os cursos oferecidos serão os de Cuidador Infantil, no primeiro semestre de 2025 e Manicure e Pedicure, no segundo semestre de 2025. Ambos serão na modalidade de Formação Inicial e Continuada, no âmbito do Programa Mulheres Mil, voltado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade. Serão ofertadas ao todo 70 vagas.
O ponto focal do IFPB junto à prefeitura é o professor Washington César que informou que os cursos foram escolhidos em diálogo com a prefeitura e visando atender às necessidades de capacitação da cidade.
“A visita foi muito proveitosa, fomos muito bem recebidos. Aproveitamos a oportunidade para visitar o terreno onde será construído o campus e a escola municipal onde funcionarão estes dois cursos de formação inicial e continuada”, afirmou Washington. Durante a reunião ficou acordado com a prefeitura providências a respeito da sondagem do solo do terreno e da licença ambiental onde será construído o campus. Após esse trâmite será aberto o processo de licitação. A previsão é de que esse processo ocorra ainda este ano.
“Um calendário de reuniões sistemáticas entre o IFPB e a prefeitura foi estabelecido. A próxima reunião será no dia 22 de outubro. Nesse momento passaremos a tratar a respeito dos cursos regulares a serem ofertados em Sapé”, adiantou o professor Washington, afirmando que deverá ser realizado concurso público para o preenchimento de cargos de docentes e técnico-administrativos. A previsão é de que os cursos regulares na modalidade técnico integrado comecem a ser ofertados em 2026.
A escola Luíz Inácio Ribeiro foi o local escolhido para funcionar os cursos do Mulheres Mil em 2025. Já os cursos técnicos integrados funcionarão a partir de 2026 em uma outra escola.
Participaram da reunião a comissão de implantação, que tem como membros o professor Neilor César, Pró-Reitor de Ensino e presidente da comissão; professor Washington César, ponto focal de implantação por parte do IFPB; Josy Batista, Pró-Reitora de Extensão e Cultura; Lucrécia Teresa, Diretora de Articulação Pedagógica; e Edmundo Augusto, Assessor da Reitoria. Por parte da prefeitura participaram da reunião o Secretário de Educação, Marcone Pessoa; Secretário de Infraestrutura Marivando Rodrigues e a subprocuradora da prefeitura Morgana Souto.