De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, o Estado já conta com três rotas gastronômicas: do Brejo Paraibano, do Vale dos Sertões e recentemente do Vale do Paraíba, integrando os municípios de Itatuba, Salgado de São Félix, Natuba, Itabaiana, Pilar e Ingá. Todos os equipamentos estão sinalizados com a placa da Rota Gastronômica.
Segundo pesquisa da Associação Mundial de Viagens Gastronômicas, 93% dos viajantes podem ser considerados Food Travellers, ou seja, viajantes de comidas. “Eles viajam com o objetivo principal de provar comidas e bebidas nos lugares em que visitam. Buscam experiências autênticas e únicas de saberes e sabores, além de mergulhar na cultura local, enquanto viajam”, afirmou Regina Amorim.
O turista gastronômico, apontou a gestora de Turismo, gasta mais que o turista de lazer, tem interesse em saber mais sobre a realidade dos destinos que visitam, principalmente, a gastronomia local. Preocupa-se com a origem dos produtos que consome e reconhece o valor da gastronomia como um meio de trocar experiências.
A gestora revelou que nos dias 26 a 28 de agosto, agentes de viagens e jornalistas de Turismo participarão de famtour e fampress para conhecer pessoalmente a Rota Gastronômica Vale dos Sertões, numa parceria Sebrae e PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo.