O Botafogo saiu na frente pelas oitavas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira, o Alvinegro venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Nilton Santos, pela partida de ida da competição. Luiz Henrique e Igor Jesus fizeram os gols para o Glorioso. Maurício fez o único da equipe alviverde. O time carioca foi melhor em questão de organização na defesa e ataque, enquanto a equipe paulista teve dificuldades para criação, especialmente no segundo tempo.
As equipes agora voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque. Com este resultado, o Botafogo pode empatar por qualquer resultado que se classifica. Do outro lado, o Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols para avançar de forma direta. Caso vença por um gol de diferença, a decisão será definida em cobrança de pênaltis.
Jogo agitado
O primeiro tempo entre as equipes foi de intensidade dos dois lados. O Botafogo, entretanto, foi mais consistente. A primeira chance de perigo aconteceu com Luiz Henrique. O atacante, porém errou a pontaria após ganhar na velocidade de Murilo. Contudo, o jogador não desperdiçou na segunda oportunidade. Luiz, aliás, recebeu cruzamento na medida de Igor Jesus e cabeceou na saída de Weverton para abrir o placar. Mesmo com o gol sofrido, o Palmeiras manteve seu ritmo de jogo e conseguiu o empate. Mauricio deixou tudo igual após receber passe de Rony. Quando o primeiro tempo parecia que ia terminar empatado, Igor Jesus ganhou a disputa de Vitor Reis na área e finalizou por debaixo das pernas do goleiro palmeirense.
Times reduzem ritmo e vitória alvinegra
Se o primeiro tempo foi agitado, a etapa final teve poucas emoções. Na volta para a segunda etapa, o Palmeiras voltou com mudança, mas o time ficou mais recuado e teve dificuldades de criação. Para tentar melhorar o panorama, Abel acionou Estêvão e Felipe Anderson antes dos 15 minutos. O Botafogo, aliás, apostou nas jogadas ráidas de Savarino e Almada, que conseguiram produzir chances. Além disso, portou-se bem na defesa. Posteriormente, as equipes reduziram o ritmo de jogo. A equipe paulista buscava ter posse de bola, mas faltou agressividade, enquanto o time carioca se retraiu e ficou nos contra-ataques. A melhor chance foi no fim com Barboza. Sem grande emoção a segunda etapa, mas com festa alvinegra.
BOTAFOGO 2×1 PALMEIRAS
Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data-Hora: 14/8/2024, às 21h30 (de Brasília)
BOTAFOGO: John; Ponte, Bastos, Alexsander Barboza e Cuiabano (Marçal, 25’/2°T); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê, 32’/2°T); Luiz Henrique (Allan, 32’/2°T), Almada (Matheus Martins, 25’/2°T) e Savarino (Tiquinho Soares, 14’/2°T); Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Vitor Reis, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Fabinho, 25’/2°T) e Maurício (Estêvão, 11’/2°T); Rony (Lázaro, intervalo) e Flaco López (Felipe Anderson, 11’/2°T). Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Luiz Henrique, 21’/1°T (1-0); Maurício, 32’/1°T (1-1); Igor Jesus, 38’/1°T (2-1);
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran e Horácio Ferreiro (URU)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Cartão amarelo: Igor Jesus, Cuiabano, Tiquinho Soares (BOT), Raphael Veiga, Flaco López, Abel Ferreira, Estêvão (PAL)
Cartão vermelho: –