Em jogo muito brigado no Maracanã, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense nesta quarta-feira em gol sofrido no apagar das luzes. Depois de um fraco primeiro tempo, o time alviverde melhorou na etapa final, mas não foi o suficiente para balançar as redes. O tricolor carioca, com mais transpiração do que inspiração, marcou com Jhon Arias aos 41 minutos do segundo tempo e garantiu pela primeira vez duas vitórias seguidas na competição, ganhando fôlego na luta para sair da zona de rebaixamento.
A equipe palmeirense encerra a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno, na terceira colocação, com 36 pontos na tabela de classificação. O time paulista volta a campo no sábado, às 19h, quando enfrenta o Vitória diante do torcedor, no Allianz Parque.
Por sua vez, o tricolor carioca permanece na 19ª posição, mas vai aos 14 pontos e fica a três do Cuiabá, com 17, momentaneamente o primeiro time fora do Z-4. O próximo compromisso do time das Laranjeiras é no domingo, às 11h, contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.
A partida marcou o reencontro do torcedor do Fluminense com Thiago Silva no Maracanã. O zagueiro de 39 anos com passagem pela seleção brasileira mostrou o porquê de ser considerado peça-chave para tirar o time carioca da situação dramática na competição. Aos 3 minutos, o defensor fez lançamento excelente para Marquinhos, que perdeu chance incrível de abrir o placar logo de cara — um pouco antes, Arias já havia assustado. Os minutos seguintes foram de pressão do Flu, com o Palmeiras sentindo dificuldade para sair do próprio campo.
Aos poucos, o time palmeirense conseguiu esfriar a pressão adversária, respirando na defesa e ganhando terreno para trocar passes. A equipe paulista teve de lidar com uma marcação cerrada, sem achar espaço para trabalhar no meio-campo. Flaco López ficou isolado e pouco encostou na bola na etapa inicial, enquanto Raphael Veiga e Dudu estiveram apagados. Felipe Anderson se desdobrou para levar o time ao ataque, mas sentiu falta de um companheiro para tabelar.
O jogo ficou bastante ruim na reta final do primeiro tempo, com duras disputas de bola entre os atletas e distribuição de cartões amarelos por Wilton Pereira Sampaio. Cabe ressaltar que o árbitro também exagerou na marcação de faltas, parando a partida mais do deveria e colaborando para o aumento da fervura em campo.
Coincidência ou não, ambas as equipes voltaram do intervalo modificadas após o fraco primeiro tempo. A segunda etapa começou bastante movimentada, com o Fluminense subindo ao ataque motivado pelo apoio da torcida, que compareceu em bom número ao Maracanã para ser o 12º jogador neste momento de sobrevivência. O Palmeiras, por sua vez, melhorou com as entradas de Richard Ríos e Gabriel Menino, que preencheram melhor o meio-campo, e Rony, que serviu como a válvula de escape que o time não teve no primeiro tempo.
A partida foi ganhando contornos de tensão nos minutos finais. O Fluminense melhorou quando o talismã Kauã Elias ocupou a vaga de Germán Cano, que não marca há 14 partidas. Mano Menezes colocou Marcelo no meio-campo e o tricolor carioca ganhou certa criatividade, mas faltou ao tricolor carioca chegar ao ataque em condições de finalizar ao gol. Com a defesa palmeirenses bem postada, Weverton quase não teve trabalho. O mesmo ocorreu com Fábio, pouco acionado.
Quando a partida se encaminhava para um 0 a 0, o estreante Kevin Serna fez ótima jogada pela esquerda, limpando Zé Rafael e chegando na linha de fundo para cruzar rasteiro no pé de Jhon Arias, que fez o gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 PALMEIRAS
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Nonato) e Paulo Henrique Ganso (Marcelo); Marquinhos (Kevin Serna), Germán Cano (Kauã Elias) e Jhon Arias. Técnico: Mano Menezes.
PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Vanderlan; Aníbal Moreno (Richard Ríos), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Felipe Anderson (Lázaro), Flaco López (Rony) e Dudu. Técnico: João Martins (auxiliar).
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
GOLS – Jhon Arias, aos 41 do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS – Thiago Santos e Ganso (Fluminense); Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Zé Rafael (Palmeiras)
PÚBLICO – 51.375
RENDA – R$ 1.874.787,50
LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ)
Terra