Acrescentar o brócolis ao cardápio diário garante inúmeros benefícios para a saúde. Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o vegetal ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a digestão e combate inflamações.
A nutricionista Maria das Graças Freitas de Carvalho, conselheira do Conselho Regional de Nutrição – 1, afirma que o vegetal é extremamente nutritivo e pode ser consumido todos os dias. “O brócolis é altamente nutritivo e seguro para o consumo diário. Incluir o vegetal regularmente na dieta contribui significativamente para a ingestão de nutrientes essenciais”, diz.
Ela acrescenta que o alimento possui poucas calorias, permitindo que seja incluído em planos alimentares que buscam o emagrecimento. Uma xícara de chá de brócolis (cerca de 90 gramas) possui apenas 32 kcal.
Maria esclarece que não há uma quantidade exata recomendada para o consumo de brócolis no dia a dia, mas indica uma porção de cerca de 90 a 100 gramas.
“Comer uma ou duas porções por dia é considerado seguro e benéfico para a maioria das pessoas. No entanto, variar a dieta com outros vegetais também é importante”, complementa a especialista.
Confira os benefícios do consumo regular de brócolis:
1 – Fortalece a imunidade
Por conter vitamina C e glucosinolatos, a ingestão de brócolis contribui para fortalecer as defesas do corpo e melhorar o sistema imunológico.
2 – Melhora a saúde óssea
A vitamina K presente no brócolis é importante para a coagulação do sangue e a saúde óssea.
3 – Ajuda na digestão
O alimento é rico em fibras, que ajudam a regular o processo digestivo e mantêm a saúde intestinal.
4 – Retarda envelhecimento celular
Os compostos bioativos do alimento combatem radicais livres, retardando o envelhecimento a nível celular.
5 – Desintoxica o organismo
O brócolis contém compostos que ajudam a eliminar toxinas do corpo.
Como consumir
O brócolis pode ser incorporado em diversas preparações culinárias, como sopas, ensopados, refogados, suflês, massas, omeletes e tortas. Entretanto, para preservar ao máximo os nutrientes, o ideal é consumi-lo cru.
Contraindicações
O brócolis é um alimento seguro para a maioria das pessoas. No entanto, indivíduos que tenham distúrbios da tireoide podem precisar limitar a ingestão de vegetais crucíferos, como o brócolis, pois eles contêm substâncias conhecidas como goitrogênios, que podem interferir na função tireoidiana.
“Pessoas que tomam anticoagulantes também devem ter cuidado com a ingestão de vitamina K, presente em grandes quantidades no brócolis, pois ela pode interferir na medicação“, explica Maria.
Metropoles