Um homem de 70 anos foi resgatado de uma situação de cárcere privado e maus-tratos na zona rural de Cuité, no Curimataú paraibano. A ação foi realizada na quarta-feira (26) pela Polícia Civil, com o apoio do Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) de Cuité e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Delegacia de Picuí recebeu uma denúncia anônima informando que o idoso estava sendo mantido em cativeiro em uma residência no sítio Cacimbinhas, em condições precárias e sem acesso à alimentação e higiene adequadas.
Ao chegarem ao local, os policiais civis constataram a veracidade da denúncia. A porta da casa estava trancada por fora com um pedaço de madeira, impedindo a saída do idoso. Um homem se apresentou como o proprietário do imóvel e responsável pelos cuidados do idoso.
Após investigação, a Polícia Civil descobriu que o casal não apenas mantinha o idoso em cárcere privado, como também se apropriava de seus bens e rendimentos. Eles inclusive solicitavam empréstimos em nome da vítima e tinham posse do cartão do benefício do idoso.
Diante das provas, o casal foi preso em flagrante pelos crimes de cárcere privado (Art. 148 do CP), maus-tratos (Art. 136 do CP) e apropriação indébita de bens ou rendimentos de idoso (Art. 102 do Estatuto do Idoso).