O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) de Campina Grande registrou, nesta terça-feira (7), a morte de uma criança por suspeita de meningite. O hospital já havia isolado a área de atendimento e está realizando a prevenção com todas as pessoas que tiveram contato com a vítima.
A criança, que é de outro município, chegou ao HCA em estado grave. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada diretamente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Apesar do trabalho da equipe médica, não foi possível salvar a vida da vítima.
Pelas características do caso e a rápida evolução para óbito, o diagnóstico clínico foi de meningite meningocócica. A criança apresentou letargia, otite, febre, rigidez na nuca e secreção purulenta. Todo o protocolo técnico foi seguido, com manejo e terapêutica adequados e no tempo oportuno. O caso foi notificado e está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde.
A meningite é considerada uma doença rara, visto que, no passado, os casos caíram drasticamente graças à aplicação de vacinas. Ela é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal.
MaisPB