As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já causaram 95 mortes e deixaram 128 pessoas desaparecidas, segundo o último boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta quarta-feira (8/5). O número de pessoas afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra também segue crescendo, chegando a 1.450.078.
Do total de óbitos confirmados, 71 já foram identificados. As cidades mais atingidas são Caxias do Sul (5), Gramado (7), Santa Maria (5) e Veranópolis (5).
Além das mortes, as chuvas provocaram:
- Deslocamento de mais de 158 mil pessoas: 66.434 estão em abrigos fornecidos pelo governo, enquanto o restante busca abrigo em casas de familiares ou amigos.
- 372 feridos: a maioria dos feridos teve alta hospitalar, mas 132 ainda estão em estado grave.
- Prejuízos ainda não calculados: as fortes chuvas causaram danos em casas, pontes, estradas e outras infraestruturas, além de perdas na agricultura.
Ações de resgate e ajuda humanitária:
- Equipes de resgate: trabalham diuturnamente na busca por desaparecidos e na remoção de pessoas de áreas de risco.
- Doações: diversos pontos de coleta de doações foram instalados em todo o estado para auxiliar as vítimas das chuvas.
- Ajuda governamental: o governo do estado decretou situação de calamidade pública em 336 municípios e está disponibilizando recursos para auxiliar as famílias afetadas.
Como ajudar:
- Doações: você pode doar alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e outros itens para as vítimas das chuvas em diversos pontos de coleta espalhados pelo estado.
- Voluntariado: diversas entidades estão precisando de voluntários para auxiliar no atendimento às vítimas das chuvas.
- Doações em dinheiro: você pode doar dinheiro para entidades que estão ajudando as vítimas das chuvas.