O Atlético está nas oitavas de final da Copa Libertadores! A classificação, com dois jogos de antecedência, foi garantida na noite desta terça-feira (07/05), com a vitória por 1 a 0 sobre o Rosario Central no estádio Gigante de Arroyito, na Argentina, pela quarta rodada do grupo G.
Paulinho foi o autor do gol, aos 41 minutos do segundo tempo, em um duelo sem torcida. O time argentino cumpriu punição imposta pela Conmebol pelos episódios de violência no estádio na partida contra o Peñarol, pela primeira rodada.
O resultado faz o Atlético chegar a 12 pontos, na liderança do grupo, e assegurar a classificação para a próxima fase. O Rosario segue em terceiro, com quatro. O vice-líder é o Peñarol, com seis, e o lanterna, o Caracas (Venezuela), com um. Fora de casa, os uruguaios venceram os venezuelanos também nessa terça-feira, por 1 a 0.
O Atlético volta a jogar na próxima terça-feira (14/05), às 19h, quando enfrenta o Peñarol em Montevidéu. O Galo entraria em campo no sábado (11/05), contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, mas a partida foi adiada devido aos temporais no Rio Grande do Sul. Já o Rosario pega o Caracas no dia 16 (quinta-feira), às 19h, na Argentina.
O jogo
O Atlético dominou o primeiro tempo. Com 74% de posse de bola, o Galo não criou chances claras, mas incomodou o goleiro Broun, que viu Scarpa acertar a rede pelo lado de fora, aos 4 minutos, e Paulinho obrigá-lo a fazer duas ótimas defesas, aos 6 e aos 15.
Num jogo de ataque contra defesa, os alvinegros também ficaram perto de abrir o placar aos 25, quando Hulk acertou o travessão em cobrança de falta. Everson, por outro lado, foi mero espectador.
O ritmo do Atlético caiu no segundo tempo, mas o Rosario teve pouco ‘poder de fogo’ e só chegou com perigo uma vez, em chute de Campaz para fora.
O jogo se encaminhava para um empate quando, aos 41, Paulinho balançou a rede. Após cruzamento de Alisson, Vargas ajeitou para o camisa 10 bater no canto.
Rosario Central 0x1 Atlético
Rosario Central: Broun; Damián Martínez (Coronel), Mallo, Quintana e Sández; O’Connor (Ibarra), Ortíz, Campaz (Giaconne) Malcorra e Jonatan Gómez (Lovera); Módica. Técnico: Miguel Ángel Russo
Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Battaglia e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho (Igor Gomes) e Gustavo Scarpa (Alisson); Hulk (Vargas) e Paulinho (Pedrinho). Técnico: Gabriel Milito
Gols: Paulinho (41’/2ºT)
Cartões amarelos: Damián Martínez (Rosario) Saravia, Paulinho, Battaglia, Vargas (Atlético)
Motivo: 4ª rodada do grupo G da Copa Libertadores
Data e horário: terça-feira, 7 de maio de 2024, às 19h
Local: estádio Gigante de Arroyito, em Rosario (Argentina)
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Auxiliares: Claudio Urrutia (Chile) e Juan Serrano (Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
O Tempo