Mari em destaque na luta contra doenças crônicas: município participa de encontro para fortalecer ações de combate à tuberculose e ISTs

O encontro, realizado na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, faz parte da programação do mês de março, dedicado à conscientização contra a tuberculose.

redacao
Por redacao
3 Leitura mínima

Na última quarta-feira (27), representantes de Mari se reuniram com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e outros 40 municípios para discutir estratégias de combate à tuberculose e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como hepatites, sífilis, HIV e HTLV. O encontro, realizado na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, faz parte da programação do mês de março, dedicado à conscientização contra a tuberculose.

- Publicidade -
Ad image

Priorizando a saúde pública:

A gerente operacional de Condições Crônicas e ISTs da SES, Ivoneide Lucena, destacou a importância de fortalecer e potencializar as ações de combate à tuberculose e ISTs em 2024. “A tuberculose, apesar de ter cura e tratamento gratuito, ainda apresenta muitos casos sem acompanhamento adequado. Quando associada ao HIV, a doença pode ser fatal. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde retornem aos seus municípios e implementem ações para fortalecer a linha de cuidado”, frisou.

Mobilização e engajamento:

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, parabenizou a SES pela iniciativa e destacou os desafios enfrentados no combate à tuberculose. “No meu município, temos um paciente com tuberculose que apresenta dificuldade em seguir o tratamento. Para solucionarmos esse problema, vamos mobilizar o Ministério Público, a Ação Social e a Educação. A luta contra essa doença exige um esforço conjunto”, disse.

Prevenção e conscientização:

O arte-educador Beto Alves, da ONG Cordel Vida, parceira da SES na prevenção de doenças crônicas, ressaltou o papel da organização em facilitar o acesso da informação às comunidades mais vulneráveis. “Criamos a personagem drag queen Betty Biá para conscientizar a população LGBTQIAPN+ sobre os riscos de ISTs e tuberculose. Frequentemente, essa população frequenta locais com alto risco de circulação de vírus, por isso, é fundamental que se cuidem e procurem ajuda médica”, pontuou.

Municípios prioritários:

Além de Mari, outros 40 municípios da Paraíba foram considerados prioritários para as ações de combate à tuberculose e ISTs: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espirito Santo, Jacaraú, João Pessoa, Mamanguape, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Guarabira, Alagoa Grande, Areia, Boqueirão, Campina Grande, Esperança, Juazeirinho, Montadas, Cuité, Monteiro, Serra Branca, Patos, Conceição, Piancó, Catolé do Rocha, São Bento, Cajazeiras, Pombal, Sousa, Água Branca, Princesa Isabel, Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Juripiranga e Pedras de Fogo.

Dados alarmantes:

A tuberculose é uma doença infecciosa de fácil transmissão e considerada um problema de saúde pública no Brasil. Na Paraíba, o número de casos novos vem crescendo: em 2022 foram registrados 1.385 casos e em 2023, 1.531.

Compartilhe esta notícia