Desde o término de seu último mandato, o ex-prefeito da cidade de Mari, Marcos Martins, tem enfrentado uma série de acusações e condenações em diversos âmbitos judiciais. Apesar disso, ele está buscando filiação para se lançar como pré-candidato a prefeito mais uma vez.
Marcos Martins, que já foi condenado por diversas irregularidades, inclusive ficando inelegível, teve suas condenações confirmadas pelas instâncias superiores, resultando na impossibilidade de disputar eleições.
Em 2020, o ex-prefeito foi condenado por improbidade administrativa, em uma ação civil pública, tendo a mesma transitado em julgado na 2ª Vara Mista de Sapé. Já em 2023, enfrentou outra condenação por descumprimento da lei de acesso à informação e da lei da transparência, recebendo uma pena de três meses de detenção em regime inicial aberto.
Recentemente, uma nova sentença tem gerado repercussão nas redes sociais. O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), ajuizou uma ação penal contra o ex-prefeito, acusando-o de forjar um procedimento administrativo disciplinar para prejudicar um servidor municipal durante sua gestão, em 2014. Caso seja condenado, Marcos Martins enfrentará uma pena de 2 anos e 6 meses de reclusão, além de 105 dias-multa, com o valor fixado em um terço do salário mínimo.
Confira documentos abaixo: