Um grupo de detentos da Cadeia Pública de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, protagonizou uma tentativa de fuga em massa na madrugada desta terça-feira (19). A ação foi flagrada por guardas de plantão, que frustraram o plano dos apenados.
Os presos cavaram um buraco de uma cela para outra e se reuniram no mesmo espaço para finalizar um segundo buraco na parede da cela que dá acesso à rua. No entanto, foram surpreendidos pelos agentes penitenciários antes de conseguirem concluir a fuga.
Cerca de 45 apenados envolvidos na tentativa foram retirados do local e colocados em isolamento até que a estrutura da cadeia seja recuperada. Apesar da investida, nenhum preso conseguiu escapar.
Secretário de Administração Penitenciária detalha o caso
Em entrevista à TV Arapuan, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, explicou que os policiais ouviram um barulho estranho durante a madrugada e, ao verificar as celas, encontraram o buraco em construção.
“Eles estavam cavando um túnel para tentar fugir em massa. Felizmente, nossos agentes agiram rapidamente e impediram que isso acontecesse”, disse o secretário.
Alves ressaltou que os presos responderão criminalmente pela tentativa de fuga e por danos ao patrimônio público. “Eles causaram danos à estrutura da cadeia e agora terão que responder por isso”, afirmou.
Medidas para evitar novas tentativas de fuga
O secretário João Alves também informou que a segurança da Cadeia Pública de Bayeux foi reforçada após a tentativa de fuga.
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar que novas tentativas de fuga aconteçam”, disse ele.
Situação da Cadeia Pública de Bayeux
A Cadeia Pública de Bayeux abriga atualmente 138 homens em regime prisional fechado.
RotaPB