O São Paulo Crystal foi derrotado de forma atroz na noite da quarta-feira (13) no Campeonato Paraibano Unipê 2024. Após um 2024 turbulento, o Carcará do Engenho viu seu destino ser selado na temporada com uma derrota para o Sousa, confirmando seu rebaixamento à 2ª divisão do estadual.
Desde o pontapé inicial na temporada, o Carcará do Engenho demonstrava que teria uma temporada longe dos bons dias que marcaram sua ascensão na elite do futebol paraibano. A noite da quarta marcou o ponto final em 2024, com a derrota por 4 a 0 para o Sousa, que consolidou o rebaixamento inédito do SP Crystal.
Em 2020, seu primeiro ano no Paraibano, o Tricolor enfrentou um início desafiador, mas logo se recuperou e terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo B. No ano seguinte, o SP Crystal chegou até as semifinais, mas foi eliminado pelo Sousa, que viria a ficar com o vice-campeonato.
O São Paulo Crystal seguiu competitivo em território paraibano e avançou de fase em 2022, mas parou no Nacional de Patos no mata-mata, e em 2023 foi semifinalista, mas caiu para o Treze, que acabaria conquistando o título.
Em 2024, a equipe, que está sediada em Alagoa Nova, não evitou o rebaixamento e se junta o Atlético-PB, que também está confirmado na Segundona do Campeonato Paraibano de 2025.
GE PB