Com a chegada do período chuvoso, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate à dengue e pede a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito.
Aedes aegypti: o maior vilão
O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso é importante eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Fique atento:
- Permita sempre o acesso dos agentes de Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.
- Não deixe água parada.
- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos.
Prefeitura Municipal de Marí, É Plantando Que Se Colhe O Futuro!