Na tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, Ginaldo Targino de Paiva (Republicanos), mais conhecido como Gino do Assentamento, anunciou sua desistência da candidatura a vereador na cidade de Mari. Em uma decisão oficial homologada pela Justiça Eleitoral, Gino formalizou sua renúncia ao pleito, confirmando que não participará das eleições de 2024.
Após a renúncia, Gino declarou publicamente seu apoio à candidata a vereadora Nice do Assentamento, do PSB.
A Justiça Eleitoral da 004ª Zona Eleitoral de Sapé, PB, divulgou uma decisão importante envolvendo o pedido de registro de candidatura de Ginaldo Targino de Paiva. O processo, registrado sob o número 0600278-74.2024.6.15.0004, tratava da candidatura de Paiva, mas, conforme o id nº 123060646, um pedido de renúncia foi apresentado.
A renúncia foi analisada pelo juiz eleitoral Renan do Valle Melo Marques, que decidiu pela homologação, baseando-se na Resolução TSE nº 23.609/19, que regulamenta os atos de renúncia de candidaturas. Segundo o art. 69 da referida resolução, a renúncia deve ser expressa em documento datado e com firma reconhecida em cartório ou assinada na presença de um servidor da Justiça Eleitoral.
Após a verificação dos requisitos legais, o juiz Renan do Valle Melo Marques homologou a renúncia e determinou a atualização do Sistema de Candidaturas. Além disso, foi dada ciência ao Ministério Público Eleitoral sobre o caso. O magistrado destacou ainda que, após a homologação da renúncia, o candidato não poderá concorrer ao mesmo cargo nas eleições de 2024, conforme previsto no Acórdão no REspe nº 264-18.
A decisão marca oficialmente a saída de Ginaldo Targino de Paiva da corrida eleitoral deste ano, sendo um passo definitivo que impede sua participação no pleito.