Operação Fake Loan: Gaeco investiga esquema de fraude em Curral de Cima

redacao
Por redacao
2 Leitura mínima

Na manhã desta segunda-feira (18), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deflagrou a Operação Fake Loan (empréstimo falso) na cidade de Curral de Cima. A ação conjunta do Gaeco, da CCRIMP, da Polícia Militar e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB) visa desarticular um esquema de fraude em consignados que envolvia servidores municipais e agentes públicos.

- Publicidade -
Ad image

Investigação aponta coação e manipulação de contracheques

Segundo as investigações, servidores comissionados e prestadores de serviço da Prefeitura de Curral de Cima eram coagidos a contrair empréstimos consignados. O dinheiro, em sua maior parte, era desviado para os próprios agentes públicos investigados.

Para viabilizar o esquema, os contracheques dos servidores eram manipulados com valores fictícios, aumentando artificialmente a margem consignável. Além disso, gratificações eram concedidas em valores compatíveis com as parcelas dos empréstimos, que, no final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Participe do nosso Canal no Whatsapp

Três mandados de busca e apreensão cumpridos

Nesta primeira fase da operação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados a dois investigados e na Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, as Secretarias de Controle Interno, Administração e Finanças.

Objetivo é combater a corrupção e garantir a integridade da gestão pública

A força-tarefa, composta por 44 agentes públicos, incluindo promotores de Justiça, membros do MP, policiais militares e auditores do TCE/PB, visa coletar provas e desarticular o esquema fraudulento. A ação demonstra o compromisso do MPPB em combater a corrupção e garantir a integridade da gestão pública no Estado.

Compartilhe esta notícia